Potássio: está envolvido em várias funções essenciais, e dentre elas, a função de regular abertura e fechamento de estômatos, crescimento meristemático, ativa sistemas enzimáticos, participa da síntese e estabilidade de proteínas e carboidratos, interfere na constituição da firmeza das paredes celulares da planta (turgor), atua na fotossíntese e regula na translocação de nutrientes na planta;
Fósforo: tem função estrutural e energética nas células, sendo fundamental para o crescimento das culturas e reprodução. Auxilia na síntese de ácidos nucleicos, responsável pela ativação de enzimas, atua na fixação de nitrogênio, participa no controle hormonal para o crescimento das plantas e é determinante na composição de amido, proteína solúvel, sacarose e glicose.
Cálcio: uma das principais funções do cálcio é na estrutura da planta, como integrante da parede celular. Participa também da ativação enzimática, auxilia na biodisponibilidade de molibdênio e outros micronutrientes, atua na germinação do grão de pólen e crescimento do tubo polínico, e sua falta afeta pontos de crescimento da raiz.
Magnésio: possui função-chave na planta sendo essencial ao processo da fotossíntese, pois é componente da clorofila. Possui outras funções como ativador de enzimas, metabolismo de nitrogênio, contribui na absorção do fósforo e afeta na síntese e ativação de aminoácidos. Por ser um elemento muito móvel, tem função essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Silício: é um nutriente absorvido pela planta e é depositado nas paredes das células da epiderme, acumulando-se e contribuindo para fortalecer a estrutura da planta e aumentar a resistência ao acamamento, melhorando a resposta de resistência ao ataque de pragas e doenças, além de diminuir a transpiração.