Palestrantes premiados
Laércio Dalla Vecchia
Falou de manejo sustentável, e de como foi sua transição, deixando o manejo químico, para manejo mais sustentável.
“o nosso solo tem memória, ele responde ao nosso manejo”, disse Laércio.
Da importância de fazer plantas de cobertura, deixando o solo mais estruturado, e descompactado, corrigindo desde a superfície até lugares mais profundos.
É muito importante o mix de plantas de cobertura pra ajudar na conservação e estruturação do solo. As plantas se comunicam entre si, uma ajudam a outra, como se fosse cabos de fibra ótica, seu sistema radicular.
Laércio, agricultor campeão do CESB 2020, com a produtividade de 118,8 sacas/hectares, utilizando tecnologias sustentáveis.
Rogério Vian
Rogerio Vian, presidente do Gaas, apresentando e mostrando para a região, como o grupo vem trabalhando e incentivando a agricultura mais sustentável e rentável para o produtor, utilizando tecnologias sustentáveis, e o principal ensinar a produzir alimentos mais nutritivos e saudáveis.
O uso de remineralizadores não é pra substituir a adubação química de imediato 100%, mas sim para o melhoramento e equilíbrio do solo, ressaltou Rogério.
Flávio Sakamoto
Produtor de soja orgânica a mais de 10 anos, falou dos desafios e rentabilidade em produzir soja orgânica, em meio a uma agricultura convencional.
Roberto Barbieri
Segundo maior produtor de ovos orgânicos do país, falou da experiência e desafios no meio, e da satisfação em produzir um produto 100% orgânico e como essa atitude afeta a vida das pessoas.